O uso viciado da Internet pode conduzir uma redução na participação familiar e social.
A facilidade de acesso a um grande número de informações disponível dos internautas pode influenciar e alterar o desenvolvimento moral dos usuários da Internet. O surgimento dessa rede beneficia a globalização, mas também cria a interferência de informações entre culturas distintas, podendo alterar as forma de pensar e agir das pessoas.
Cada vez mais a Internet assume um papel relevante,na forma de como as pessoas se relacionam.Hoje em dia as pessoas deixam de passar maior tempo com a família, do lazer com os amigos, fugindo totalmente da realidade, vivendo num mundo totalmente virtual,entre bate-papos,jogos,...
Algumas pessoas acabam se isolando do mundo em que vivem, tendo forte impacto negativo, chegando a depressões,disturbios,solidão.
Sei de casos de pessoas que dormem com o computador,estão sempre on-line, nunca se desconectam.O que pode trazer isso de bom para um ser humano?
Outra prática que esta crescendo via internet, são os casos de pedofília, pornografia infantil.
Exista o fator positivo com o uso racional e inteligente os sites de relacionamento e redes sociais, podem proporcionar a possibilidade do cultivo de amizades antigas, troca de experiências e
conhecimentos, com a participação e o acesso a comunidades de interesse profissional, ou seja, uma fonte de pesquisa viva, onde se podem encontrar especialistas diversos. Portanto a Internet é uma rede em escala mundial de computadores interligados, que revolucionou o conceito, a comunicação e a informação no planeta.